Sanjoaninas 2012

Mensagem

Presidente da Câmara

Sofia Couto

A tradição é a memória dos nossos antepassados.
Preservar essa tradição é, para além de respeitar o seu legado, a transmissão a mais uma geração, que prolongará no tempo, o valor do povo angrense.
As Sanjoaninas relevam, em 2012, esse orgulho. Cientes do valor que esta característica representa e da importância que os angrenses lhe dão, decidiu a comissão “homenagear” as nossas gentes, elegendo o tema das tradições para mote das nossas festas.
Angra tem sido realmente um berço de tradições genuínas.
Porque é que somos genuínos? Volto a referir: porque cada uma destas tradições é feita por nós e para nós. Gostamos das nossas tradições! Honramo-las e transmitimo-las de pais para filhos, de avós para netos, de geração em geração, ao longo de dezenas ou centenas de anos.
A nossa tradição não é recriada. É viva!
Hoje, como dantes, continuamos a desenvolver as nossas actividades para nós próprios. Não é um produto, não é um negócio, é o nosso dia a dia.
Enquanto gostarmos da nossa cultura, enquanto tivermos oportunidade de trabalhar, enquanto nos orgulharmos das nossas tradições, continuarão a haver touradas à corda, bailinhos de carnaval, festas em louvor do Divino Espírito Santo; continuaremos a comer morcela nas festas da nossa freguesia, a comer sopas do espírito santo e alcatra à nossa moda; continuaremos a ir a pé à Serreta, a assistir à tourada dos estudantes, a encher as ruas nas festas Sanjoaninas!
Saúdo pois a comissão de festas: pelo nobre tema que escolheram e pelo esforço enorme que desenvolveram ao longo de um ano, para que, no primeiro dia de festas, possamos todos sair à rua e aproveitar mais uma edição das maiores festas profanas dos Açores: Sanjoaninas 2012.

Presidente da Comissão

Isabel Mendes

Angra Berço de Tradições preconiza o tema das Festas Sanjoaninas 2012.
Sendo a Terceira uma ilha de vivas tradições, marcada por uma forte expressão cultural dos seus habitantes, tem conseguido assegurar ao longo dos tempos a transmissão de conhecimentos e vivências culturais de geração em geração.
As Festas Sanjoaninas são sem dúvida um legado que importa preservar, permitindo este ano com o tema escolhido despertar e reafirmar junto dos mais jovens o gosto e o orgulho pelo que é “nosso”.
Esta aproximação entre gerações e a partilha de vivências torna-nos peculiares e únicos em todo o território nacional.
Foi neste contexto e a pensar no gosto e nos interesses do povo Terceirense que escolhi o presente tema, sendo que, presidir à organização deste Evento constitui uma honra e um privilégio, cuja organização e concretização só é possível graças a uma equipa criativa, motivada, capaz e dinâmica, à qual endereço um profundo e sincero agradecimento.
Na memória ficarão para sempre guardados o espirito de interajuda, a união, o convívio, a amizade, os sorrisos, o companheirismo e as ações de um grupo que, abdicando do seu tempo e vida pessoal, contribuiu de forma decisiva para que as Festas Sanjoaninas continuem a existir, perdurem e marquem a singularidade do nosso Povo.
Nos 9 dias de Festas onde do “Berço” serão enaltecidas e projetadas as Tradições do nosso Povo, da nossa gente, desejo a todos momentos de alegria, animação, boa disposição, divertimento e convívio.
Um bem-haja a todos!

Estamos no Facebook

Procure-nos pelo nome, Sanjoaninas Doze

Facebook
Edição 2010 Edição 2010

Momentos

Fotografias do album: Edição 2010 (10 fotos)

Organização

Obrigado Pelo Vosso Apoio!

Câmara Municipal de Angra do Heroísmo Património Mundialu Culturangra

Patrocinadores | Colaboradores

Sagres Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo Sata Escritório Digital Promotora Açoreana Seguros meo   Somague Quinta dos Açores Ourivesaria Teles
EVT Transinsular TAP Galp Emater Continente Salsicharia Pavão Fripraia Megaloja Borja Reis Instituto de Beleza Mango Camisaria Ávila Sotinco Dyrup Vipaçor Landa Roupa e Brinquedos RL Photo Olá Panificação Terauto Ilha 10 Torrié Banif Tecnovia Fotaçor Brand Leader JDutra Rádio Clube de Angra Zon Açores Salão Natal Sociedade Portuguesa de Autores JBLA Projectos de Engenharia Mythos Beauty Sun Atlântico Line Flor Azoris Laser 2001 Unicol Queijo Vaquinha Equipria David Costa AngraCar Impact Number BETH´S & SWEETS

© Via Oceânica 2012 Todos os direitos reservados.