Sanjoaninas 2012

Historial

Angra Berço de Tradições

Cartaz

A cultura de um povo marca o trilho traçado ao longo dos tempos vividos em sociedade e sentido quotidianamente. É neste viver e reviver de testemunhos que o povo cultiva, engrandece e transmite a sua memória colectiva.
Com a vinda dos primeiros povoadores à ilha Terceira chegaram não só os instrumentos para desbravar uma nova terra mas também pessoas que transportavam, juntamente com os seus receios e a vontade de vencer, os seus hábitos, costumes, crenças e valores, ou seja, as suas tradições.
Com o passar dos séculos, e graças à sua posição geográfica, Angra transformou-se em porto de abrigo recebendo, de braços abertos, as naus que, vindas do oriente, procuravam em terras portuguesas a protecção que lhes permitiria chegar ao reino carregadas de riquezas incalculáveis.
Pelas ruas de Angra cruzavam-se velhas e novas tradições que permitiram aos seus habitantes ganhar outros conhecimentos e alargar as fronteiras da ilha. Graças a este dinamismo, cada geração recebe, como herança, um conjunto de valores e conhecimentos que se vai alargando ao longo do tempo.
Conhecer de onde viemos permite-nos compreender as nossas tradições e torna-nos responsáveis pela sua transmissão junto das novas gerações. Um povo que não conhece as suas memórias é um povo mais pobre.
Ao escolhermos este assunto para tema das Sanjoaninas 2012, temos em mente dois grandes objectivos: despertar nos jovens o gosto pelas nossas tradições e permitir aos menos jovens o prazer de ajudarem as novas gerações a descobrirem as suas origens ajudando-os, igualmente, a avivar e a esclarecer as peculiaridades que nos tornam únicos em todo o território nacional.
As tradições são as raízes de onde brotam vivências históricas, conhecimentos que se transmitem de geração em geração e que se moldam aos tempos hodiernos, marcando projecções de atracção de diferentes tecidos sociais. É neste contexto de vivência social que o ser humano deixa bem presente a sua influência em sociedade. O Homem vive em grupo e, com isso, constrói mentalidades, desconstrói e reconstrói sociabilidades, culturas, vivências, bem como diferentes maneiras de ser e de estar em conjunto.
Estudar e reviver os passos do passado de um povo é ter sempre presente as suas origens. É, por sua vez, cultivar um espírito crítico assente em reactualizações permanentes e constantes para rememorar determinados acontecimentos e transpondo-os para um melhor enriquecimento das suas reflexões em sociedade.

Consulte Edições Anteriores:

Edição 2011Edição 2010Edição 2009Edição 2008Edição 2007

Para expressarmos e divulgarmos o nosso tema idealizamos a seguinte imagem gráfica, cuja concepção é da autoria do designer Tiago Fortuna.
Os mobiles, cujo princípio de equilíbrio nos deslumbram, são exemplos de dinamização. Eles são ao mesmo tempo estáticos e dinâmicos.
As suas formas suspensas reagem e interagem, tal como as Festas Sanjoaninas, cheias de tradição e vibrações intensas, que nos fazem esperar todo o ano por elas.
Este é o mobile que anima o berço de tradições, as suas festas e o seu legado cultural.

Estamos no Facebook

Procure-nos pelo nome, Sanjoaninas Doze

Facebook
Edição 2010 Edição 2010

Momentos

Fotografias do album: Edição 2010 (10 fotos)

Organização

Obrigado Pelo Vosso Apoio!

Câmara Municipal de Angra do Heroísmo Património Mundialu Culturangra

Patrocinadores | Colaboradores

Sagres Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo Sata Escritório Digital Promotora Açoreana Seguros meo   Somague Quinta dos Açores Ourivesaria Teles
EVT Transinsular TAP Galp Emater Continente Salsicharia Pavão Fripraia Megaloja Borja Reis Instituto de Beleza Mango Camisaria Ávila Sotinco Dyrup Vipaçor Landa Roupa e Brinquedos RL Photo Olá Panificação Terauto Ilha 10 Torrié Banif Tecnovia Fotaçor Brand Leader JDutra Rádio Clube de Angra Zon Açores Salão Natal Sociedade Portuguesa de Autores JBLA Projectos de Engenharia Mythos Beauty Sun Atlântico Line Flor Azoris Laser 2001 Unicol Queijo Vaquinha Equipria David Costa AngraCar Impact Number BETH´S & SWEETS

© Via Oceânica 2012 Todos os direitos reservados.